Experiências formativas de iniciação à docência no Estágio de Gestão Escolar

Autores

  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Santos da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Formação Inicial, Gestão democrática, Escola Pública

Resumo

A presente escrita está vinculada às experiências vivenciadas por licenciandas no Estágio Curricular Supervisionado: Gestão Escolar em uma escola de um município da região das Missões/RS. Trata-se de um relato reflexivo que tem como objetivo (re)significar as vivências de estágio no contexto escolar nos eixos administrativos e pedagógicos, assim como, discutir a importância do estágio de gestão na formação inicial de professores. Com intuito de relacionar o estágio de gestão e a formação de professores, foi realizada uma reflexão conjunta, revivendo os momentos na escola e tendo como bases referenciais teóricos trabalhados durante o estágio. Os resultados das reflexões desencadearam em diversos aspectos de desenvolvimento profissional ao longo dessas vivências no contexto escolar. Em relação à escola, um dos principais pontos a se destacar é a gestão democrática, sendo um princípio valioso para o ambiente escolar.

Biografia do Autor

Luzilene Rito dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS, luzilenerito@gmail.com; (92) 98215-4912, Rua Helmuth Schmidt, Centro, n. 1185. Cerro Largo, RS. Cep: 97900-000.

Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PETCiências na UFFS – Campus Cerro Largo, pesquisa nos temas: Textos de Divulgação Científica – TDC e Educação Ambiental – EA no Ensino de Ciências (com atenção especial para os modos de inserção da divulgação científica e da leitura de TDC no Ensino de Ciências) e na construção dos resultados pelo processo da Análise Textual Discursiva (ATD).

Voluntária no projeto “guarda-chuva”, atuando em colaboração no projeto ampliando a revisão bibliográfica com o objetivo de identificar aspectos, conteúdos e modos de uso da linguagem em Textos de Divulgação Científica e em outros instrumentos de Divulgação Científica voltados ao Ensino de Ciências em diferentes níveis de ensino. Integra o Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica.

Daniéli Vitória Goetz Pauli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS, danielivgp03@gmail.com; (55) 996094876, Rua Helmuth Schmidt, Centro, n. 1185. Cerro Largo, RS. Cep: 97900-000.

Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PETCiências da UFFS – Campus Cerro Largo. Atua nos temas: Modelagem nas Ciências, Meio Ambiente e Formação de Professores. Integrante do Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica.

Márcia Santos da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS, marciaasantoss1204@gmail.com; (55) 996674006, Rua interior, Linha Cega, n. 00. Cerro Largo, RS. Cep: 97900-000.

Bolsista FAPERGS. Tem pesquisado nos temas: Divulgação Científica, Linguagem Científica e Formação de Professores. Integra o Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica.

 

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Rito dos Santos, L. ., Goetz Pauli, D. V. ., Santos da Silva, M. ., & Machado Rigo, N. (2022). Experiências formativas de iniciação à docência no Estágio de Gestão Escolar. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/120

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)