Modelagem nas Ciências na Educação Básica

uma revisão bibliográfica na Revista de Experiências em Ensino de Ciências

Autores

  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Didática, Modelo, Ensino de Ciências

Resumo

A presente escrita trata da temática de Modelagem nas Ciências (MC) tendo como objetivo compreender o sentido atrelado à palavra modelo e modelagem, as tipologias de modelo e as potencialidades da MC apresentadas em artigos publicados na Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI) no período de 2010 a 2022. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica tendo como indicadores de busca os termos: modelo, modelagem e modelização. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A análise dos textos segue os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam o sentido atrelado à palavra modelo como a representação de algo, principalmente de entidades submicroscópicas. Em relação às tipologias de modelos de representação, destaca-se o uso de modelos concretos/físicos. Também, os modelos são vistos como facilitadores/auxiliares nos processos de ensino e de aprendizagem, culminando na qualificação de ambos os processos.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Goetz Pauli, D. V., & de Lara Bonotto , D. . (2023). Modelagem nas Ciências na Educação Básica: uma revisão bibliográfica na Revista de Experiências em Ensino de Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/338

Edição

Seção

Trabalhos Completos