Modelagem nas Ciências na Educação Básica
uma revisão bibliográfica na Revista de Experiências em Ensino de Ciências
Palavras-chave:
Didática, Modelo, Ensino de CiênciasResumo
A presente escrita trata da temática de Modelagem nas Ciências (MC) tendo como objetivo compreender o sentido atrelado à palavra modelo e modelagem, as tipologias de modelo e as potencialidades da MC apresentadas em artigos publicados na Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI) no período de 2010 a 2022. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica tendo como indicadores de busca os termos: modelo, modelagem e modelização. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A análise dos textos segue os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam o sentido atrelado à palavra modelo como a representação de algo, principalmente de entidades submicroscópicas. Em relação às tipologias de modelos de representação, destaca-se o uso de modelos concretos/físicos. Também, os modelos são vistos como facilitadores/auxiliares nos processos de ensino e de aprendizagem, culminando na qualificação de ambos os processos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.