Análise da Qualidade da Água no Município de Cerro Largo/RS, uma ação que atua na interação entre áreas do curso de Química Licenciatura, com o Tema Meio Ambiente

Autores

  • Ana Paula Berwanger Lenz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Caroline Rubi Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Cláudia Böck Berwaldt Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Mariana Boneberger Behm Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo (uffs)
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo UFFS
  • Liziara da Costa Cabrera Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo (uffs)

Palavras-chave:

Qualidade da água,Meio Ambiente,Eixo Integrador das Fases.

Resumo

Introdução

Este estudo foi desenvolvido nos componentes curriculares de Química Analítica Qualitativa e Cálculo I, da terceira fase do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A proposta de organização curricular do referido curso prima pela interação das áreas que constituem o currículo por meio “da otimização de eixos temáticos anuais que perpassam os processos teóricos e práticos, sendo desenvolvidos por atividades definidas no Colegiado do Curso e assumidas por todos os professores que atuam no semestre” (PPC, 2018, p. 33). Desse modo, a temática integradora da terceira fase foi definida como “meio ambiente”. Nessa perspectiva, a partir dos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática, a qual conforme Bassanezi (2010), utiliza-se da linguagem matemática (modelos) para interpretar e resolver problemas do mundo real, objetivou-se neste estudo,analisar os parâmetros físico-químicos da água do Arroio Clarimundo, localizado no município de Cerro Largo/RS. O Arroio Clarimundo atravessa a cidade e desemboca no rio Ijuí. De acordo com Kasper e Daroit (2018), em ambientes urbanos, um dos principais problemas relacionados à qualidade da água é sua contaminação por resíduos sólidos.Desse modo, busca-se analisar a qualidade da água desse Arroio que passa por áreas industriais, rurais e 70% perpassam a área urbana, com o intuito de buscar a presença de resíduos, além da busca por rejeitos de esgoto, devido à falta de saneamento básico.

METODOLOGIA

Realizou-sea coleta de amostras em quatropontos do Arroio Clarimundo, localizado no município de Cerro Largo/RS: (P1) um poucoafastado do centro, perto de construções, mas com presença de vegetação (-28,1487562; -54,7322459), (P2) localizadobem no centro da cidade (-28,1441095; -54,7369441), (P3) localizadodentro do parque de exposições (-28,1411215; -54,7456147) e  (P4) nascente do Arroio, com grandepresença de mata (-28,1266695; -54,7490409). No laboratório de Química da UFFS, analisamos dados como: temperatura, odor, turbidez, condutividade, oxigêniodissolvido (OD) e potencialhidrogeniônico (pH).

Resultados

Foi possívelperceber que P4 é o únicoponto que não apresentouindícios de resíduossólidos em seuentorno.Nele também existe uma maiorpresença de vegetação, justificando atemperatura mais baixa (18°C) que nos outros pontos, em contrapartida a temperatura no P2, foi a mais elevada (20,6°C).Elevações na temperatura, aumentam a quantidade de reações químicas, físicas e biológicas, e compromete a solubilidade dos gases.A análise de OD é essencial para organismosaeróbios, durande o processo de estabilização da matéria orgânica, bactériasfazemuso do oxigênio para respiração, que se alterado, causa amorte de diversosorganismosaquáticos.Nas análisespercebemos que emP2 e P3, o OD foiigual ou inferior a 2mg/L, ocasionando a morte dos peixes. Já o pH é o responsávelporindicar a concentração de íonshidrogênio (H+), o qual indica acidez, neutralidade ou alcalinidadeno meio em que está. Com isso, percebe-se que P2, apresentou o índice de pH mais ácido (6,84); os pontosP3 e P4apresentaramseus pH neutros (7,0) e P1 apresentou uma levealcalinidade (7,16). Em relação a conditividade, ou seja, a análise deíons livres em água, esta foi apresentada em todos os pontos de coleta. Um dos fatores que influência na condutividade para mais na água, pode ser ocasionadoporefluentes de áreasurbanas e escoamento superficial de materiaisagrícolas. Em relação a turbidez e odor pode-se perceber que P2 e P3,apresentaram um odor elevado,devido aoesgotodespejadonesses pontose a turbidezrevelou uma umaaparênciaturva da água, que podeestarassociada a açãoantropogênica, principalmenteporcompostostóxicos e organismospatogênicos (CONAMA, 2005).

Conclusões

Pode-se perceber que o Rio Clarimundo sofre de problemas de contaminação, em parte pelo descarte incorreto do esgoto nessas águas. Além da falta de conscientização das pessoas,que contribui para a poluição, quando não destina corretamente os seus resíduos. Portanto é de suma importância o cuidado da população em relação ao meioambiente.

Downloads

Publicado

07-10-2022

Como Citar

Berwanger Lenz, A. P., Rubi Cardoso, C., Böck Berwaldt, C. ., Boneberger Behm, M. ., de Lara Bonotto, D. ., & da Costa Cabrera, L. . (2022). Análise da Qualidade da Água no Município de Cerro Largo/RS, uma ação que atua na interação entre áreas do curso de Química Licenciatura, com o Tema Meio Ambiente. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/137

Edição

Seção

Resumos