A questão de Gênero no contexto escolar: um estudo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Palavras-chave:
Questão de gênero, BNCC, DiversidadeResumo
O presente estudo ocorreu por conta da preocupação de como a questão de gênero perpassa nos currículos escolares. O objetivo desta pesquisa é analisar como a temática gênero está sendo abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa possui cunho qualitativo e desenvolve análise documental do documento normativo na íntegra, constituindo como corpus de análise todas as suas versões, até sua aprovação em 2018. Os resultados indicam que a questão de gênero apresenta-se de modo decrescente entre a primeira e a última versão do documento, demonstrando mudanças de caráter ideológico na introdução desta temática na educação básica. Assim, evidencia-se a importância de discutirmos sobre esse novo direcionamento ao currículo escolar, porque a educação para as relações de gênero apresenta-se como uma necessidade social. A escola pode contribuir na construção de uma sociedade com mais igualdade entre os gêneros, menos discriminação e preconceito, e menos violência contra a mulher.
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