A questão de Gênero no contexto escolar: um estudo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Sabrina Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Luzilene Rito dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Questão de gênero, BNCC, Diversidade

Resumo

O presente estudo ocorreu por conta da preocupação de como a questão de gênero perpassa nos currículos escolares. O objetivo desta pesquisa é  analisar como a temática gênero está sendo abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa possui cunho qualitativo e desenvolve análise documental do documento normativo na íntegra, constituindo como corpus de análise todas as suas versões, até sua aprovação em 2018. Os resultados indicam que a questão de gênero apresenta-se de modo decrescente entre a primeira e a última versão do documento, demonstrando mudanças de caráter ideológico na introdução desta temática na educação básica. Assim, evidencia-se a importância de discutirmos sobre esse novo direcionamento ao currículo escolar, porque a educação para as relações de gênero apresenta-se como uma necessidade social. A escola pode contribuir na construção de uma sociedade com mais igualdade entre os gêneros, menos discriminação e preconceito, e menos violência contra a mulher.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Hoffmann, S., Goetz Pauli, D. V. ., Rito dos Santos, L. ., & Machado Rigo, N. (2022). A questão de Gênero no contexto escolar: um estudo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/121

Edição

Seção

Trabalhos Completos