A Iniciação à Prática da Pesquisa no Estágio Curricular Supervisionado em Ciências

Autores

  • Caroline Freitas dos Santos Oliveira UFFS
  • Marcia Santos da Silva
  • Tiago Silveira Ferreira
  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Alimentação, Formação de Profesores, escrita reflexiva

Resumo

O presente trabalho contempla  uma escrita reflexiva acerca de uma vivência de Pesquisa no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) de Pesquisa no Ensino de Ciências. A vivência consistiu no planejamento coletivo utilizando a temática alimentação, e posterior aplicação em sala de aula, a qual ocorreu em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental. Tal trajetória foi registrada em Diário de Formação. Os resultados que foram construídos mediante a análise qualitativa das escritas dos Diários de Formação apontam para três focos emergentes: a) a importância do planejamento, b)a motivação e participação dos estudantes e C) a relação do conhecimento cotidiano e científico escolar. Tais focos contemplam aspectos que são constituintes da prática docente e merecem atenção, de forma especial no contexto da formação inicial de professores. 

Downloads

Publicado

17-09-2022

Como Citar

Freitas dos Santos Oliveira, C., Santos da Silva , M. ., Silveira Ferreira, T. ., & Scherer Wenzel, J. . (2022). A Iniciação à Prática da Pesquisa no Estágio Curricular Supervisionado em Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/187

Edição

Seção

Trabalhos Completos