Da Escola à Universidade

Alunas do Ensino Médio Constroem Fotômetro na UFFS pelo Programa Futuras Cientistas

Autores

  • Manoela Lorentzen Harms Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Marlei Veiga dos Santos
  • Fabiano Cassol

Palavras-chave:

Experimentação, Extensão, Química

Resumo

Este trabalho apresenta uma atividade do programa Futuras Cientistas realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O projeto submetido pela universidade foi “Construção de um Fotômetro: promovendo o protagonismo feminino”. A partir disso, três alunas do segundo ano do ensino médio e uma professora da educação básica vieram à universidade e tiveram aulas teóricas e práticas para alcançar o objetivo final de construir um fotômetro que pudesse ser usado na educação básica. Dessa forma, as futuras cientistas construíram, programaram e testaram o funcionamento do instrumento. A partir da comparação com os resultados em um espectrofotômetro comercial, determinou-se que o equipamento apresenta resultados coerentes. Portanto, a atividade foi muito proveitosa tanto para as alunas quanto para as graduandas, que atuaram como monitoras, e professores que puderam aprender e compartilhar conhecimentos com as jovens.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Lorentzen Harms, M., Marlei Veiga dos Santos, & Fabiano Cassol. (2024). Da Escola à Universidade: Alunas do Ensino Médio Constroem Fotômetro na UFFS pelo Programa Futuras Cientistas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/579

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.