Alfabetização científica e a experimentação no ensino de Química
Palavras-chave:
Experimentação, atividade prática, problematizaçãoResumo
O Minicurso terá por objetivo discutir atividades práticas que potencializem a aprendizagem efetiva de conceitos químicos, por meio de propostas didáticas inovadoras e contextualizadas, com vistas à alfabetização científica. Serão discutidas a integração da aprendizagem conceitual com a resolução de problemas a partir da experimentação, bem como as dificuldades educacionais a ela relacionadas, buscando possibilidades e alternativas para realizar atividades experimentais na Educação Química em sala de aula (NICHELE; ZUCOLOTTO; DIAS, 2015). Algumas perguntas orientarão nosso debate, dentre elas estão: Quais os objetivos de uma atividade experimental? Como explorar as potencialidades de determinada prática? Como um experimento pode contribuir para uma aprendizagem efetiva? Qual o papel da experimentação na alfabetização científica? É possível encontrar atividades alternativas aos tradicionais laboratórios de Química? Quais princípios estão envolvidos na abordagem e no planejamento de uma atividade experimental? Assim, pretende-se apresentar algumas atividades práticas que foram adaptadas e testadas em nossos projetos de ensino, pesquisa e de extensão, buscando discutir suas potencialidades e analisando como elas podem contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos (POZO; CRESPO, 2009). As propostas emergem do contexto de atuação docente, no qual se percebe no dia a dia das aulas de Química, a necessidade de uma alfabetização científica (CACHAPUZ, 2011; CHASSOT, 1995; 2010) aprofundada, adentrando na linguagem química e científica, que possam efetivamente contribuir para a construção de conceitos científicos básicos e para a compreensão dos temas estudados.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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