O Padlet como ferramenta de apoio para o Ensino de Química

Autores

  • Giovana A. Flores de Almeida IFRS
  • Aline Grunewald Nichele IFRS

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino de ciências, educação digital

Resumo

O Padlet é um software para a criação de quadros virtuais, que podem ser compartilhados e utilizados para o desenvolvimento de atividades colaborativas e cooperativas. Por ter estas características, ele tem sido utilizado no desenvolvimento de atividades educacionais, incluindo a área das Ciências da Natureza. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar as possibilidades de uso do Padlet para o ensino e aprendizagem de Química/Ciências. Para isto, foi realizada pesquisa bibliográfica, no Portal de Periódicos da Capes.com recorte temporal de 2012 até 2023. A partir de critérios de inclusão e de exclusão pré-definidos foram selecionados 14 artigos. A partir da análise de conteúdo dos artigos selecionados foram identificadas estratégias de adoção do Padlet para o ensino e aprendizagem em Química. Algumas destas práticas são detalhadas nos resultados deste trabalho. Por fim, destaca-se que outras aplicações do Padlet no âmbito da Educação em Química/Ciências foram identificadas.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

de Almeida, G. A. F., & Nichele, A. G. . (2023). O Padlet como ferramenta de apoio para o Ensino de Química . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/292

Edição

Seção

Trabalhos Completos