A curricularização da extensão e as ações no território
um processo vivenciado em uma escola municipal de Passo Fundo
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, experimentação, Aulas de Química; Educação Básica., Atividade investigativaResumo
O presente trabalho apresenta as atividades desenvolvidas por projetos e programas de extensão em um território na cidade de Passo Fundo-RS. A ação desenvolvida decorre da integração de três projetos de extensão vinculados aos cursos de Química (bacharelado e licenciatura) da Universidade de Passo Fundo, bem como do processo de curricularização da extensão nesses cursos. O relato discorre sobre a realização de atividades experimentais com caráter investigativo nas aulas de Ciências em duas turmas do Ensino Fundamental. Entende-se que a realização de atividades experimentais, mesmo que simples e, muitas vezes, com material alternativo, contribuem para a aprendizagem e alfabetização científica dos estudantes. A partir dessa compreensão, em parceria com os professores de uma escola municipal, acadêmicos e professores da Universidade propuseram e realizaram ações extensionistas. Os resultados foram muito significativos, pois as turmas participaram e foi possível identificar o interesse por aprender, bem como possibilitou a inserção de acadêmicos e professores da Universidade no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.