A curricularização da extensão e a formação docente: ações no território por meio da abordagem de atividades experimentais
Palavras-chave:
extensão; curricularização; experimentação investigativa.Resumo
O presente trabalho discorre sobre as atividades desenvolvidas por projetos e programas de extensão em um território na cidade de Passo Fundo - RS. As ações decorrem da integração de três projetos de extensão e a curricularização desses nos cursos de Química (bacharelado e licenciatura) da Universidade de Passo Fundo. A atuação dos envolvidos nos projetos de extensão no território ocorreram por meio da realização de atividades experimentais investigativas nas aulas de Ciências em três turmas do Ensino Fundamental. Essas práticas são resultado da parceria entre os professores de uma escola municipal, acadêmicos e professores da universidade envolvidos nas ações extensionista. Entende-se que a realização de atividades experimentais simples com caráter investigativo, mesmo com material alternativo, contribui para a aprendizagem e alfabetização científica significativa dos estudantes. Os resultados das ações têm se mostrado importante e significativo, pois além de proporcionar novos aprendizados e interesses nos estudantes das turmas, possibilitou a inserção de acadêmicos em formação inicial e professores formadores dos cursos de Química no espaço escolar, (re)elaborando conhecimentos pertinentes à docência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.