Formação e docência no Ensino Superior

um olhar para a formação continuada de professores (de Ciências)

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann
  • Tailine Penedo Batista Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Eduarda da Silva Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Roque Ismael da Costa Güllich
  • Franciele Siqueira Radetzke

Palavras-chave:

Extensão, Reflexão, Diálogo

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como problemática compreender como as ações de formação continuada desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) têm contribuído com a melhoria da prática pedagógica no contexto de Ensino Superior (ES) com olhar especial para a área da Ciências da Natureza (CN)?. Assim, o objetivo da pesquisa visa compreender o papel da formação continuada de professores no ES, tendo em vista os encontros formativos organizados pelo NAP da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo- RS por meio de um Curso sobre a formação e docência no ES que tem como base a Investigação-Formação-Ação (IFA). Analisamos os encontros e as respostas de um questionário realizado com 31 participantes do ano de 2020. Os resultados mostram que as ações formativas realizadas no contexto do Curso do NAP estão desempenhando um papel importante na formação e docência de professores do ES e que a maior parte dos participantes são oriundos da área de CN.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann

Doutora em Educação nas Ciências. Professora e Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC e Bolsista Institucional,  UFFS

Eduarda da Silva Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestra em Ensino de Ciências do PPGEC, UFFS. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM/PUCRS) e Bolsista PROSUC/Capes.

Roque Ismael da Costa Güllich

Doutor em Educação nas Ciências. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/CAPES, Tutor do PETCiências, Bolsista MEC- FNDE, Coordenador do NAP, UFFS.

Franciele Siqueira Radetzke

Mestra em Ensino de Ciências do PPGEC, UFFS. Professora de Ciências do município de Porto Lucena, RS.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Matos Uhmann, R. I. ., Penedo Batista, T. ., da Silva Lopes, E. ., Ismael da Costa Güllich, R. ., & Siqueira Radetzke, F. . (2022). Formação e docência no Ensino Superior: um olhar para a formação continuada de professores (de Ciências). Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/124

Edição

Seção

Trabalhos Completos