A constituição docente a partir do Programa Residência Pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas pedagógicas, Ensino

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar de que forma o Programa Residência Pedagógica-PRP vem contribuindo para o desenvolvimento da constituição docente do professor de Ciências, para isto utilizamos como campo de pesquisa o Encontro de Debate sobre o Ensino de Química (EDEQ). Na busca pelos trabalhos utilizamos as três últimas edições do EDEQ, assim foram selecionados dez textos para análise. A análise deu-se por meio da análise temática de conteúdo e desta forma emergiu duas categorias a saber, estratégias pedagógicas desenvolvidas no PRP e as potencialidades e implicações do PRP no Ensino de Química, essas discorrem sobre a importância do programa na formação de professores, tendo em vista que as atividades desenvolvidas no PRP apresentam implicações positivas para o desenvolvimento da constituição docente. Assim, a partir da análise destacamos que o PRP está sendo um aliado do professor, oportunizando momentos de formação compartilhada e reflexões acerca da profissão.

Biografia do Autor

tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC, Universidade Federal da

Fronteira Sul- UFFS

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do

Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira

Sul- UFFS

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Publicado

24-09-2022

Como Citar

Penedo Batista, tailine, & Gonçalves dos Santos, E. (2022). A constituição docente a partir do Programa Residência Pedagógica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/90

Edição

Seção

Trabalhos Completos