Da Sala de Aula à Pesquisa
O papel do orientador em projetos na Mostra Científica
Palavras-chave:
Ensino de Química, Iniciação científica, Práticas pedagógicasResumo
A atuação do professor como orientador de projetos científicos é fundamental para despertar o interesse dos alunos pela pesquisa acadêmica. Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora, em uma escola de Ensino Médio, que explora o papel do professor orientador na formação dos estudantes, promovendo uma educação científica. A pesquisa apresenta as etapas de desenvolvimento dos projetos, destacando a importância de compreender a percepção do educador sobre seu papel na formação acadêmica dos alunos e descreve como os eventos de Mostras Científicas impactam positivamente essa trajetória. Além de refletir sobre desafios e conquistas no processo de orientação, o relato enfatiza a criação de um ambiente estimulante e colaborativo, onde os alunos são motivados a explorarem suas ideias e aprofundarem seu conhecimento científico. Ao compartilhar essa experiência, busca-se inspirar outros educadores a adotarem práticas que incentivem a curiosidade e a investigação no ensino médio, formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.