Da Sala de Aula à Pesquisa

O papel do orientador em projetos na Mostra Científica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Iniciação científica, Práticas pedagógicas

Resumo

A atuação do professor como orientador de projetos científicos é fundamental para despertar o interesse dos alunos pela pesquisa acadêmica. Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora, em uma escola de Ensino Médio, que explora o papel do professor orientador na formação dos estudantes, promovendo uma educação científica. A pesquisa apresenta as etapas de desenvolvimento dos projetos, destacando a importância de compreender a percepção do educador sobre seu papel na formação acadêmica dos alunos e descreve como os eventos de Mostras Científicas impactam positivamente essa trajetória. Além de refletir sobre desafios e conquistas no processo de orientação, o relato enfatiza a criação de um ambiente estimulante e colaborativo, onde os alunos são motivados a explorarem suas ideias e aprofundarem seu conhecimento científico. Ao compartilhar essa experiência, busca-se inspirar outros educadores a adotarem práticas que incentivem a curiosidade e a investigação no ensino médio, formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Biografia do Autor

Maurícius Selvero Pazinato, UFRGS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química. Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação - UFSM (2014) e professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito (2014-2018).

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Zenato Corso, B., & Selvero Pazinato, M. . (2024). Da Sala de Aula à Pesquisa: O papel do orientador em projetos na Mostra Científica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/537

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>