A Perspectiva CTSA no Ensino de Estequiometria e Hidrocarbonetos por meio de Aulas Expositivas Dialogadas e Modelos Moleculares Espaciais
Palavras-chave:
Ensino de Química, Estágio de Docência, Estequiometria, HidrocarbonetosResumo
Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência desenvolvida no Estágio de Docência em Ensino de Química. Uma Sequência Didática (SD) foi realizada com 86 alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre-RS e teve como objetivo abordar os conteúdos de estequiometria e hidrocarbonetos, com um enfoque CTSA, por meio de metodologias didáticas mais convencionais, como aulas expositivas dialogadas, levando em conta as questões de infraestrutura da escola e da realidade do retorno após longo período do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados são compostos pelos registros do professor-estagiário no Diário de Campo e as produções dos estudantes. Os resultados apontam que os estudantes compreenderam a importância que os temas estudados possuem nas discussões cada vez mais recorrentes e importantes a respeito de sustentabilidade e preservação ambiental, e mostram que é possível realizar abordagens com contextualizações socioambientais relevantes mesmo utilizando métodos de ensino mais tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.