A Perspectiva CTSA no Ensino de Estequiometria e Hidrocarbonetos por meio de Aulas Expositivas Dialogadas e Modelos Moleculares Espaciais

Autores

  • Lucas Macedo Vergani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Sobierai Ponzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Slaviero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mauricius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nathália Marcolin Simon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estágio de Docência, Estequiometria, Hidrocarbonetos

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência desenvolvida no Estágio de Docência em Ensino de Química. Uma Sequência Didática (SD) foi realizada com 86 alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre-RS e teve como objetivo abordar os conteúdos de estequiometria e hidrocarbonetos, com um enfoque CTSA, por meio de metodologias didáticas mais convencionais, como aulas expositivas dialogadas, levando em conta as questões de infraestrutura da escola e da realidade do retorno após longo período do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados são compostos pelos registros do professor-estagiário no Diário de Campo e as produções dos estudantes. Os resultados apontam que os estudantes compreenderam a importância que os temas estudados possuem nas discussões cada vez mais recorrentes e importantes a respeito de sustentabilidade e preservação ambiental, e mostram que é possível realizar abordagens com contextualizações socioambientais relevantes mesmo utilizando métodos de ensino mais tradicionais.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Macedo Vergani, L., Sobierai Ponzoni, A. ., Slaviero, A., Selvero Pazinato, M., Marcolin Simon, N., & Greff Passos, C. (2022). A Perspectiva CTSA no Ensino de Estequiometria e Hidrocarbonetos por meio de Aulas Expositivas Dialogadas e Modelos Moleculares Espaciais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/109

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>