A VISITA TÉCNICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO:

UMA ANÁLISE DO PERFIL MOTIVACIONAL DOS PARTICIPANTES

Autores

  • Monique de Souza Rosa UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato

Palavras-chave:

ação de extensão, motivação, espaço não formal

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar a motivação dos participantes de uma visita técnica a uma empresa especializada em tratamentos de resíduos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de escala Likert de cinco pontos, em que os participantes assinalaram o nível de concordância, coletado através da ferramenta online Google Forms. No questionário foram avaliados seis grupos de motivação: a desmotivação, motivação intrínseca, motivação extrínseca externa, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca integrada, motivação extrínseca identificada. Os dados obtidos nos questionários foram tabulados e avaliados seguindo o método do ranking médio. Como resultado, o grupo apresentou um perfil motivacional que permeia entre a motivação intrínseca e a motivação extrínseca integrada. Além disso, a visita técnica como espaço não formal, mostrou-se como uma importante ferramenta para promoção da aprendizagem fora do ambiente tradicional de sala de aula.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

de Souza Rosa, M., & Selvero Pazinato, M. (2023). A VISITA TÉCNICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: : UMA ANÁLISE DO PERFIL MOTIVACIONAL DOS PARTICIPANTES. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/400

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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