A química dos medicamentos no ensino de química para surdos

Autores

  • Monique de Souza Rosa UFRGS
  • Joice Maria Scheibel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Katiúscia Machado Nobre Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Surdos, Medicamentos, Oficina Temática.

Resumo

Este trabalho relata uma proposta de oficina temática com metodologias inclusivas para alunos surdos, elaborada na disciplina Projeto de Ensino de Química: Ensino na Diferença, do curso de licenciatura em química da UFRGS. A oficina tem como tema o estudo da química dos medicamentos, contextualizando-o com o assunto automedicação, abordando ligações químicas utilizando recursos digitais e TA’s (Tecnologias Assistivas) como o aplicativo HandTalk para auxiliar na comunicação com os alunos surdos, bem como programas interativos de construção de moléculas, que permite a todos os estudantes explorar os conteúdos trabalhados. Espera-se que a proposta atenda a crescente demanda por materiais didáticos atuais e inclusivos para professores de química e que os incentive a elaborar outros materiais com variados assuntos produzindo aulas interessantes e motivadoras que contribuam para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Publicado

04-10-2022

Como Citar

de Souza Rosa, M., Maria Scheibel , J., Machado Nobre Borba, K. ., & Leandro Eichler, M. (2022). A química dos medicamentos no ensino de química para surdos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/46

Edição

Seção

Trabalhos Completos