A VISITA TÉCNICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO:
UMA ANÁLISE DO PERFIL MOTIVACIONAL DOS PARTICIPANTES
Palavras-chave:
ação de extensão, motivação, espaço não formalResumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar a motivação dos participantes de uma visita técnica a uma empresa especializada em tratamentos de resíduos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de escala Likert de cinco pontos, em que os participantes assinalaram o nível de concordância, coletado através da ferramenta online Google Forms. No questionário foram avaliados seis grupos de motivação: a desmotivação, motivação intrínseca, motivação extrínseca externa, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca integrada, motivação extrínseca identificada. Os dados obtidos nos questionários foram tabulados e avaliados seguindo o método do ranking médio. Como resultado, o grupo apresentou um perfil motivacional que permeia entre a motivação intrínseca e a motivação extrínseca integrada. Além disso, a visita técnica como espaço não formal, mostrou-se como uma importante ferramenta para promoção da aprendizagem fora do ambiente tradicional de sala de aula.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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