Atividades experimentais como estratégia para o ensino de Química

Um relato do núcleo de Química do Residência Pedagógica da UFRGS

Autores

  • Alexandre Gobbato DAndrea Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Dias Cordella UFRGS
  • Luis Henrique Silva dos Santos UFRGS
  • Raphael Oliveira Fernandes UFRGS
  • Cláudia Moreira da Fontoura Instituto Estadual Rio Branco
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

Atividade experimental, Relato, Residência Pedagógica

Resumo

Neste trabalho, analisa-se as experiências de quatro residentes no programa Residência Pedagógica da UFRGS, com o objetivo de imergi-los no ambiente escolar de uma Instituição de Ensino Estadual. Eles atuaram em turmas do terceiro ano do Ensino Médio, ministrando aulas, conduzindo experimentos em laboratório e aplicando exercícios relacionados aos conteúdos. Discute-se como eles se relacionaram com os estudantes e outros professores, enfatizando a importância do engajamento e interações positivas. Também identifica-se potencialidades e desafios enfrentados durante o programa. Apesar de alguns obstáculos, os residentes obtiveram avaliações positivas em questionários, o que demonstra que o relacionamento com os estudantes foi satisfatório. Este estudo oferece uma visão geral das experiências dos residentes e destaca seu impacto positivo no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Gobbato DAndrea, A., Dias Cordella, C., Silva dos Santos, L. H., Oliveira Fernandes , R., Moreira da Fontoura, C., & Selvero Pazinato, M. (2023). Atividades experimentais como estratégia para o ensino de Química: Um relato do núcleo de Química do Residência Pedagógica da UFRGS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/435

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>