Aplicação de Situações-Problema num contexto de educação inclusivas em turmas de Ensino Médio

Autores

  • José Daniel Souza UFRGS
  • Nathália Marcolin Simon
  • Camila Greff Passos
  • Maurícius Selvero Pazinato
  • Aline Ponzoni
  • André Slaviero

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, situações-problema, Ensino de Química

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma experiência desenvolvida durante o estágio de docência em ensino de Química, em que foram desenvolvidas e aplicadas situações-problemas (SP) inclusivas em três turmas de 1º ano de ensino médio em uma escola estadual no interior do Rio Grande do Sul. Todas as turmas possuíam estudantes com deficiência intelectual e egressos de outras instituições de ensino da cidade. Foi aplicado um questionário para identificar os principais interesses dos discentes e, a partir deles, foram elaboradas as SP. Os resultados obtidos mostraram que a resolução das SP ocorreu de forma engajada, visto que os estudantes demonstraram domínio sobre os assuntos pesquisados e, possivelmente, houve contribuição para autonomia estudantil. Quanto aos estudantes com deficiência intelectual, verificou-se que se sentiram incluídos na escola, reconhecendo-se iguais aos demais estudantes.

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Souza, J. D., Marcolin Simon, N., Greff Passos, C., Selvero Pazinato, M., Ponzoni, A., & Slaviero, A. (2022). Aplicação de Situações-Problema num contexto de educação inclusivas em turmas de Ensino Médio. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/110

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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