ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Revisão sistemática, Ensino de Química, Química AnalíticaResumo
O grande desafio do ensino na disciplina de química analítica atualmente é permitir o aprendizado do aluno fazendo uso de metodologias que supram as dificuldades encontradas no modelo de ensino e aprendizagem tradicional. Nesse contexto o presente estudo busca analisar as metodologias de ensino e aprendizagem empregadas, áreas, conteúdos, contextos e principais contribuições das diferentes estratégias didáticas utilizadas no ensino de química analítica nos últimos 17 anos (2005 a 2022). Os resultados obtidos mediante uma revisão sistemática realizada utilizando as plataformas “Scopus” e “Web of Science” indicaram 36 artigos voltados à área de química analítica no ensino superior. Em relação às principais propostas didáticas destacam-se as metodologias tradicionais e as metodologias ativas, sendo estas relatadas nos artigos como contribuições a melhor comunicação aluno/professor, ampliação da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula, além de fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e favorecer a resolução de situações problema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.