ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Marisa Longo UFRGS
  • Carla Sirtori UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Ensino de Química, Química Analítica

Resumo

O grande desafio do ensino na disciplina de química analítica atualmente é permitir o aprendizado do aluno fazendo uso de metodologias que supram as dificuldades encontradas no modelo de ensino e aprendizagem tradicional. Nesse contexto o presente estudo busca analisar as metodologias de ensino e aprendizagem empregadas, áreas, conteúdos, contextos e principais contribuições das diferentes estratégias didáticas utilizadas no ensino de química analítica nos últimos 17 anos (2005 a 2022). Os resultados obtidos mediante uma revisão sistemática realizada utilizando as plataformas “Scopus” e “Web of Science” indicaram 36 artigos voltados à área de química analítica no ensino superior. Em relação às principais propostas didáticas destacam-se as metodologias tradicionais e as metodologias ativas, sendo estas relatadas nos artigos como contribuições a melhor comunicação aluno/professor, ampliação da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula, além de fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e favorecer a resolução de situações problema.

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Publicado

13-10-2023

Como Citar

Longo, M., Sirtori, C. ., & Greff Passos, C. (2023). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/343

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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