O desenvolvimento de habilidades no Ensino Superior de Química: a metodologia de Estudo de Casos aliada à Educação Ambiental

Autores

  • Guilherme Lopes Dorneles UFRGS
  • Juliana Lisiane Vestfahl UFRGS
  • Carla Sirtori UFRGS
  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS

Palavras-chave:

Estudos de Caso, Educação Ambiental, Ensino Superior de Química

Resumo

O objetivo desta investigação é verificar possíveis habilidades que podem ser desenvolvidas no Ensino Superior de Química com o emprego da metodologia de Estudos de Caso (EC) aliada à Educação Ambiental. Foram analisados, qualitativamente, os EC produzidos pelos estudantes na disciplina Sustentabilidade e Educação Ambiental oferecida no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Os dados permitem afirmar que os estudantes percebem a contribuição do método de EC para a possibilidade do desenvolvimento de algumas habilidades importantes para formação de cidadãos e na capacidade de tomada de decisões. Entre essas habilidades, as de Trabalho em grupo e Argumentação foram as mais citadas. Existem habilidades que podem ser desenvolvidas no ensino superior de Química com o emprego da metodologia de EC aliada à Educação Ambiental, como podemos observar com o presente estudo.

Downloads

Publicado

06-10-2023

Como Citar

Lopes Dorneles, G. ., Lisiane Vestfahl, J. ., Sirtori, C., das Chagas de Azevedo Ribeiro, D., & Greff Passos, C. (2023). O desenvolvimento de habilidades no Ensino Superior de Química: a metodologia de Estudo de Casos aliada à Educação Ambiental. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/307

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>