O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EaD da UFRGS:
história e perspectivas
Palavras-chave:
Professores de Ciências da Natureza, matriz curricular, interdisciplinaridadeResumo
O campo de conhecimento das Ciências da Natureza engloba um vasto conjunto de áreas dedicadas ao estudo da natureza e seus fenômenos em suas diferentes dimensões e perspectivas. É essencial que o futuro professor de Ciências vivencie experiências formativas de abordagem interdisciplinar dos conteúdos, para poder desenvolver tal princípio em sua prática docente na Educação Básica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental da UFRGS quanto às áreas disciplinares contempladas e aos princípios da interdisciplinaridade. Metodologicamente realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), das súmulas e planos de ensino das disciplinas, utilizando categorias a priori. Verificou-se a presença de 11 categorias temáticas, com maior expressividade da carga horária para os conhecimentos de Geografia, além de que, sobre a interdisciplinaridade, há sua referência no PPC, mas carece de conceituação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.