O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EaD da UFRGS:

história e perspectivas

Autores

  • André Slaviero UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS
  • Elizabeth Muriel Alfonso UFRGS

Palavras-chave:

Professores de Ciências da Natureza, matriz curricular, interdisciplinaridade

Resumo

O campo de conhecimento das Ciências da Natureza engloba um vasto conjunto de áreas dedicadas ao estudo da natureza e seus fenômenos em suas diferentes dimensões e perspectivas. É essencial que o futuro professor de Ciências vivencie experiências formativas de abordagem interdisciplinar dos conteúdos, para poder desenvolver tal princípio em sua prática docente na Educação Básica. Neste contexto, o objetivo deste  trabalho foi analisar a matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental da UFRGS quanto às áreas disciplinares contempladas e aos princípios da interdisciplinaridade. Metodologicamente realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), das súmulas e planos de ensino das disciplinas, utilizando categorias a priori. Verificou-se a presença de 11 categorias temáticas, com maior expressividade da carga horária para os conhecimentos de Geografia, além de que, sobre a interdisciplinaridade, há sua referência no PPC, mas carece de conceituação.

Downloads

Publicado

16-10-2023

Como Citar

Slaviero, A., Greff Passos, C., Selvero Pazinato, M., & Alfonso, E. M. (2023). O Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EaD da UFRGS: : história e perspectivas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/278

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>