Vivências no estágio em ensino de Química

investigação documental envolvendo a base de conhecimentos proposta por Lee Shulman

Autores

  • Luiza de Oliveira Consul Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

estágio docente, formação docente, base de conhecimentos

Resumo

Apresenta-se uma investigação qualitativa exploratória acerca de um estágio docente em Química, realizado em turmas do ensino médio de uma escola pública. Partindo-se da análise de conteúdo dos textos de documentos produzidos por uma estagiária de um curso de Licenciatura em Química, objetivou-se determinar a ocorrência de elementos relacionados à base de conhecimentos dos professores, conforme proposição de Lee Shulman. Emergiram evidências que ensejam relação com: conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, conhecimento do contexto educacional, conhecimento pedagógico geral e conhecimento do conteúdo. Os resultados indicam haver margem para que novos trabalhos amparados nesse referencial teórico investiguem indicadores derivados dos estágios de docência, considerando-se movimentos de: compreensão da matéria a ser ensinada, transformações e ajustes ao que os alunos demandam, instrução e interação com os sujeitos, avaliação do aprendizado, construção de reflexões sobre o que foi vivenciado e de novas compreensões sobre o ofício docente.

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

Consul, L. de O., & Fonseca, C. V. . (2023). Vivências no estágio em ensino de Química: investigação documental envolvendo a base de conhecimentos proposta por Lee Shulman. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/303

Edição

Seção

Trabalhos Completos