Vivências no estágio em ensino de Química
investigação documental envolvendo a base de conhecimentos proposta por Lee Shulman
Palavras-chave:
estágio docente, formação docente, base de conhecimentosResumo
Apresenta-se uma investigação qualitativa exploratória acerca de um estágio docente em Química, realizado em turmas do ensino médio de uma escola pública. Partindo-se da análise de conteúdo dos textos de documentos produzidos por uma estagiária de um curso de Licenciatura em Química, objetivou-se determinar a ocorrência de elementos relacionados à base de conhecimentos dos professores, conforme proposição de Lee Shulman. Emergiram evidências que ensejam relação com: conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, conhecimento do contexto educacional, conhecimento pedagógico geral e conhecimento do conteúdo. Os resultados indicam haver margem para que novos trabalhos amparados nesse referencial teórico investiguem indicadores derivados dos estágios de docência, considerando-se movimentos de: compreensão da matéria a ser ensinada, transformações e ajustes ao que os alunos demandam, instrução e interação com os sujeitos, avaliação do aprendizado, construção de reflexões sobre o que foi vivenciado e de novas compreensões sobre o ofício docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.