Um professor de Química na pós-graduação
investigando o desenvolvimento profissional com base em narrativas autobiográficas
Palavras-chave:
formação docente, desenvolvimento profissional, narrativas autobiográficasResumo
Neste trabalho, investigamos parte do desenvolvimento profissional de um professor de Química, mestrando de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências. Foi realizada a análise de conteúdo de documentos autobiográficos produzidos pelo docente. Os resultados apontam que as narrativas autobiográficas apropriadas testemunharam o processo de constituição de um profissional do magistério e de aprendizagens construídas, possibilitando a evocação de memórias e a reinterpretação destas. Como horizonte de novos movimentos acadêmicos e projetos, indicamos a possibilidade de aprofundamentos envolvendo documentos similares, produzidos em diferentes etapas da formação/ fases do desenvolvimento profissional de professores de Química. Inferimos que esse tipo de pesquisa tem potencial para enriquecer o pensamento acadêmico/ sistematizado sobre o trabalho do magistério, bem como as práticas que objetivam o aperfeiçoamento desse ofício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.