Um professor de Química na pós-graduação

investigando o desenvolvimento profissional com base em narrativas autobiográficas

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Felipe Augusto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

formação docente, desenvolvimento profissional, narrativas autobiográficas

Resumo

Neste trabalho, investigamos parte do desenvolvimento profissional de um professor de Química, mestrando de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências. Foi realizada a análise de conteúdo de documentos autobiográficos produzidos pelo docente. Os resultados apontam que as narrativas autobiográficas apropriadas testemunharam o processo de constituição de um profissional do magistério e de aprendizagens construídas, possibilitando a evocação de memórias e a reinterpretação destas. Como horizonte de novos movimentos acadêmicos e projetos, indicamos a possibilidade de aprofundamentos envolvendo documentos similares, produzidos em diferentes etapas da formação/ fases do desenvolvimento profissional de professores de Química. Inferimos que esse tipo de pesquisa tem potencial para enriquecer o pensamento acadêmico/ sistematizado sobre o trabalho do magistério, bem como as práticas que objetivam o aperfeiçoamento desse ofício. 

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Carlos Ventura Fonseca é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Tornou-se professor da universidade em janeiro de 2017. Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, tendo como foco de trabalho os seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências na Educação Básica, materiais didáticos, formação inicial docente, didática e currículo, estágios de docência, formação continuada de professores e Pedagogia Universitária (docência na graduação e na Pós-Graduação). Atualmente, desenvolve seu trabalho em cursos de graduação (Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Felipe Augusto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciando em Química e bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Fonseca, C. V., & de Oliveira, F. A. . (2023). Um professor de Química na pós-graduação: investigando o desenvolvimento profissional com base em narrativas autobiográficas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/325

Edição

Seção

Trabalhos Completos