Mobilização e constituição de saberes no estágio em ensino de Química

investigação documental articulada à proposta teórica de Clermont Gauthier e colaboradores

Autores

  • Felipe Augusto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

estágio docente, saberes docentes, formação docente

Resumo

Apresentamos uma investigação qualitativa e exploratória, abrangendo documentos produzidos por um estagiário do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dos textos que foram apropriados. Caracterizaram-se processos de formação docente calcados: no pensar crítico e contextualizado do futuro professor de Química, incluindo temas atinentes às dinâmicas das salas de aula da Educação Básica e das escolas/ seus sujeitos; na articulação de aspectos teóricos e práticos, sendo uma fonte mobilizadora ou constituidora de saberes (disciplinar, curricular, das Ciências da Educação, da tradição pedagógica, experiencial e da ação pedagógica). Inferimos que há possibilidade de realização de pesquisas futuras que aprofundem os sentidos revelados pelos textos que são registrados nesse tipo de documento, na área de Educação em Ciências e em Química, com atenção especial aos saberes docentes e à variedade de referenciais teóricos que podem embasar as discussões decorrentes.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

de Oliveira, F. A., & Fonseca, C. V. . (2023). Mobilização e constituição de saberes no estágio em ensino de Química : investigação documental articulada à proposta teórica de Clermont Gauthier e colaboradores. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/300

Edição

Seção

Trabalhos Completos