Mobilização e constituição de saberes no estágio em ensino de Química
investigação documental articulada à proposta teórica de Clermont Gauthier e colaboradores
Palavras-chave:
estágio docente, saberes docentes, formação docenteResumo
Apresentamos uma investigação qualitativa e exploratória, abrangendo documentos produzidos por um estagiário do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi realizada a análise de conteúdo dos textos que foram apropriados. Caracterizaram-se processos de formação docente calcados: no pensar crítico e contextualizado do futuro professor de Química, incluindo temas atinentes às dinâmicas das salas de aula da Educação Básica e das escolas/ seus sujeitos; na articulação de aspectos teóricos e práticos, sendo uma fonte mobilizadora ou constituidora de saberes (disciplinar, curricular, das Ciências da Educação, da tradição pedagógica, experiencial e da ação pedagógica). Inferimos que há possibilidade de realização de pesquisas futuras que aprofundem os sentidos revelados pelos textos que são registrados nesse tipo de documento, na área de Educação em Ciências e em Química, com atenção especial aos saberes docentes e à variedade de referenciais teóricos que podem embasar as discussões decorrentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.