Química Forense por meio do ensino investigativo:

uma proposta para o ensino de química

Autores

  • Fernanda Max IFC ARAQUARI
  • Rodrigo Will Feder INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS ARAQUARI
  • Anelise Grunfeld de Luca INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS ARAQUARI

Palavras-chave:

ENSINO, QUÍMICA, FORENSE

Resumo

Este resumo relata as ideias sobre a elaboração de um recurso didático desenvolvido no componente curricular Pesquisa e Processos Educativos III, do Curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal Catarinense - campus Araquari. Assim, foi pensado um recurso didático através do ensino investigativo que irá relacionar os conhecimentos de química forense, utilizando a elucidação de um crime fictício, que será reproduzido em maquete. O objetivo da turma será solucionar um crime de forma cooperativa entre diversos grupos, utilizando as pistas, observando a maquete e realizando os experimentos para identificar os vestígios. Sendo assim, nossas principais hipóteses se fundamentam na contextualização da química em um sentido mais amplo, mostrando a transversalidade, trazendo a problematização no cotidiano. Nessa perspectiva será viabilizado um estudo de caso da seguinte maneira: Explanação breve sobre os conceitos fundamentais abordados na aula; Apresentação da dinâmica que consiste na divisão da turma em grupos, cada qual recebe uma área das ciências forenses para aprofundar. Após a finalização da atividade será proposta uma discussão e partilha da experiência para coletar dados a fim de evidenciar se este recurso didático foi efetivo em relação à aprendizagem. Acredita-se que o desenvolvimento da temática: química forense por meio do ensino investigativo promova aprendizagens efetivas e engajadoras para os estudantes da escola básica e aos licenciandos experiência desafiadora na conexão entre teoria e prática, tão necessária na formação de professores. 

Biografia do Autor

Rodrigo Will Feder, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS ARAQUARI

Licenciando em química.

Anelise Grunfeld de Luca, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS ARAQUARI

Professora EBTT Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

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Publicado

01-11-2023

Como Citar

Max, F., Will Feder, R., & Grunfeld de Luca, A. (2023). Química Forense por meio do ensino investigativo:: uma proposta para o ensino de química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/305

Edição

Seção

Resumos

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