Química Forense por meio do ensino investigativo:
uma proposta para o ensino de química
Palavras-chave:
ENSINO, QUÍMICA, FORENSEResumo
Este resumo relata as ideias sobre a elaboração de um recurso didático desenvolvido no componente curricular Pesquisa e Processos Educativos III, do Curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal Catarinense - campus Araquari. Assim, foi pensado um recurso didático através do ensino investigativo que irá relacionar os conhecimentos de química forense, utilizando a elucidação de um crime fictício, que será reproduzido em maquete. O objetivo da turma será solucionar um crime de forma cooperativa entre diversos grupos, utilizando as pistas, observando a maquete e realizando os experimentos para identificar os vestígios. Sendo assim, nossas principais hipóteses se fundamentam na contextualização da química em um sentido mais amplo, mostrando a transversalidade, trazendo a problematização no cotidiano. Nessa perspectiva será viabilizado um estudo de caso da seguinte maneira: Explanação breve sobre os conceitos fundamentais abordados na aula; Apresentação da dinâmica que consiste na divisão da turma em grupos, cada qual recebe uma área das ciências forenses para aprofundar. Após a finalização da atividade será proposta uma discussão e partilha da experiência para coletar dados a fim de evidenciar se este recurso didático foi efetivo em relação à aprendizagem. Acredita-se que o desenvolvimento da temática: química forense por meio do ensino investigativo promova aprendizagens efetivas e engajadoras para os estudantes da escola básica e aos licenciandos experiência desafiadora na conexão entre teoria e prática, tão necessária na formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.