Uma breve reflexão sobre um Livro Didático histórico da Química e seu modelo tradicional
Palavras-chave:
Ensino, História, EpistemologiaResumo
O propósito deste trabalho é apresentar algumas discussões acerca da utilização de um livro histórico empregado para o Ensino de Química, intitulado "Nociones de Química" (1882). A utilização do Livro Didático está relacionada com a trajetória histórica das instituições escolares e, de forma mais abrangente, com o desenvolvimento das políticas educacionais. A escolha do livro se justifica devido à maneira como são abordados os conteúdos químicos no LD, destacando características específicas dos materiais do século XIX. Neste sentido, livros antigos, históricos ou mesmo raros, podem ser recursos significativos para a compreensão da natureza dos conceitos e do ensino da Química contemporânea. Portanto, é essencial uma análise mais detalhada e específica dos livros publicados em diferentes períodos históricos, para a compreensão da constituição dos livros atuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.