CONHECIMENTO COTIDIANO E SUA RELAÇÃO DE IMPLICAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Denis da Silva Garcia IFFar - Frederico Westphalen
  • Lenir Basso Zanon

Palavras-chave:

Conhecimento Escolar, Aprendizagem de Conceitos, Anos Iniciais da Educação Básica.

Resumo

São discutidas relações entre conhecimentos cotidianos e científicos implicados nos processos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar, a partir de um processo de Formação Continuada vivenciado junto com professores do 4º Ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de compreender a noção de Alfabetização Científica na escola. A parte empírica da pesquisa abrangeu uma abordagem de grupo focal, contando com a participação de nove professoras atuantes no 4º Ano do Ensino Fundamental. A abordagem teórica fundamenta-se em autores como Bachelard (2016), Lopes (1999; 2007), Vigotski (2007), Chassot (2003) entre outros que contribuem no processo de análise dos dados. A discussão sobre manifestações das professoras sinaliza que elas reconhecem a importância de que os estudantes expressem seus conhecimentos construídos nos contextos vivenciais fora da escola, bem como a importância de instigá-los a refletir, questionar e ressignificar seus conhecimentos retomados ao longo dos processos de ensino e de aprendizagem na escola.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

da Silva Garcia, D., & Basso Zanon, L. (2023). CONHECIMENTO COTIDIANO E SUA RELAÇÃO DE IMPLICAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/296

Edição

Seção

Trabalhos Completos