CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Denis da Silva Garcia IFFar - Frederico Westphalen
  • Fernanda Hart Garcia
  • Lenir Basso Zanon Unijuí
  • Marli Dallagnol Frison Unijuí

Resumo

O texto que segue aborda algumas discussões e apontamentos teóricos obtidos por meio de leituras e discussões de artigos e livros, numa disciplina de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, bem como estudos preliminares sobre o desenvolvimento da aprendizagem das crianças durante a escolarização, mais especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, caracterizando-se como um estudo teórico ancorado na teoria histórico-cultural. Discorrendo a partir da questão norteadora deste estudo: Como a transposição do conhecimento científico em conhecimento escolar contribui para o desenvolvimento das funções superiores de crianças em idade escolar? Dessa forma, a organização do trabalho apresenta discussões a respeito das ideias sobre conhecimento escolar, senso comum e conhecimento científico, bem como suas relações e contribuições para o desenvolvimento infantil. Considera-se então, a escola como imprescindível para o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, espaço que permite romper com o conhecimento cotidiano e significar os conceitos científicos.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

da Silva Garcia, D., Hart Garcia, F., Basso Zanon, L., & Dallagnol Frison, M. (2022). CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/93

Edição

Seção

Trabalhos Completos