Desenho Universal para Aprendizagem: recurso pedagógico para o ensino de Química

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Planos de Aula, Desenho Universal para Aprendizagem - DUA

Resumo

A origem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) tem como base o conceito de Desenho Universal, que parte da arquitetura, objetivando tornar inclusivo o design dos ambientes. Neste contexto, esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado que objetivou investigar possibilidades de uso do DUA como recurso pedagógico para o ensino de Química na Educação Básica. A pesquisa teve caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, coletados a partir de revisão de literatura, interações com docentes, aplicação de questionários e análise de planos de aula compartilhados, com foco voltado ao ensino de química. Após a análise dos dados coletados, pode-se perceber a relevância e impacto que articular este recurso pode trazer à prática docente.

Biografia do Autor

Carlos Diego Walber, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2008) e Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC/EAD (2009). Cursando mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professor no Colégio Sinodal Progresso (Técnico em Alimentos e Técnico em Química) e professor das disciplinas de química do ensino médio na Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Walber, C. D., & Geller, M. (2022). Desenho Universal para Aprendizagem: recurso pedagógico para o ensino de Química . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/27

Edição

Seção

Trabalhos Completos