APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, POR MEIO DE TEMÁTICAS, NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
Palavras-chave:
ensino de quimica, aprendizagem baseada em problemas, metodologia de ensinoResumo
As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, existe a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, originalmente, Problem Based Learning – PBL, bastante difundida na Educação Superior pelos resultados positivos, mas pouco investigada na Educação Básica, ainda, especialmente no Brasil. O presente trabalho trás, de forma sintética, a pesquisa que buscou investigar como acontece e quais são os limites e potencialidades do desenvolvimento de aulas a partir da metodologia da ABP, por meio de Tématicas no Ensino de Ciências. O estudo se deu, com um grupos de sujeitos distintos, desde os estudantes e professores da Educação Básica, até acadêmicos de cursos de Ciências da Natureza. A investigação baseou-se na criação de dinâmicas por meio de atividades baseadas nos fundamentos da ABP, em temas com enfoque no contexto cotidiano, onde percebem-se os fenômenos de transformação dos sistemas materiais. Nesse sentido, a pesquisa partiu de uma amostra de dados coletada em um mini curso, elaborado e desenvolvido no 39º EDEQ, em Lajeado-RS, e teve sua sequencia com estudantes, acadêmicos e professores em uma escola pública de Ensino Médio de São Sepé-RS. Ainda a fim de validar a pesquisa, através de um levantamento sistemático bibliográfico sobre a ABP, foram levantados os dados de trabalhos públicados nas atas dos ENPECs e em seis periódicos de Ensino de Ciências, publicados na última década. Assim, acredita-se que as investigações sobre o desenvolvimento da ABP no Ensino Básico, fornecem subsídios para incentivar os docentes à novas experiências com metodologias de aprendizagem ativas, promovendo o desenvolvimento da compreensão da Ciência, através do uso de Temáticas contextualizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.