Do Conhecimento Teórico à Ação Prática

Experiências Vividas no Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Laiany Fagundes Mota Universidade Federal do Pampa
  • Dra. Mara E. Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Dra. Sandra Hunsche Universidade Federal do Pampa
  • Denise Rosa Medeiros

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Formação de Professores, Docência

Resumo

Este trabalho relata a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (PRP), por meio do curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul, em uma Escola Estadual na cidade de Caçapava do Sul, RS, com uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental. Além disso, visa retratar a importância do PRP na formação dos futuros professores e das possibilidades experienciadas com os alunos, em que aprendemos e ensinamos. As intervenções consistiram em implementar aulas de Ciências, utilizando abordagens práticas e participativas para promover a compreensão dos conceitos pelos alunos. A partir da prática desenvolvida, pode-se sinalizar uma integração eficaz entre teoria e prática, evidenciando não apenas a importância do PRP na formação dos futuros professores, mas também os benefícios tangíveis para os alunos, proporcionando assim uma experiência de aprendizado mais relevante.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Fagundes Mota, L., Goi, M., Hunsche, S., & Medeiros, D. (2024). Do Conhecimento Teórico à Ação Prática: Experiências Vividas no Programa de Residência Pedagógica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/508

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.