Formação docente inclusiva: análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação inicial de professores, , Licenciatura em Ciências da NaturezaResumo
Este trabalho analisa os componentes curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de formação de professores em Ciências da Natureza, grau de licenciatura, em duas universidades públicas do Rio Grande do Sul até 2022: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo é avaliar se esses cursos atendem à critério da legislação brasileira a relação com a educação inclusiva. Foram utilizados documentos institucionais, como PPCs, matrizes curriculares e ementas de disciplinas, e a análise documental produziu resultados qualitativos. Observe-se que ambas as universidades têm uma presença limitada de ensino inclusivo em seus currículos, com apenas duas disciplinas obrigatórias na área e na Universidade Federal do Pampa-Campus Dom Pedrito há, também, oferta de uma disciplina eletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.