Formação docente inclusiva: análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Autores

  • Jéssica Port do Prado
  • Franciane Cruz de Lima UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação inicial de professores, , Licenciatura em Ciências da Natureza

Resumo

Este trabalho analisa os componentes curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de formação de professores em Ciências da Natureza, grau de licenciatura, em duas universidades públicas do Rio Grande do Sul até 2022: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo é avaliar se esses cursos atendem à critério da legislação brasileira a relação com a educação inclusiva. Foram utilizados documentos institucionais, como PPCs, matrizes curriculares e ementas de disciplinas, e a análise documental produziu resultados qualitativos. Observe-se que ambas as universidades têm uma presença limitada de ensino inclusivo em seus currículos, com apenas duas disciplinas obrigatórias na área e na Universidade Federal do Pampa-Campus Dom Pedrito há, também, oferta de uma disciplina eletiva.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Port do Prado, J., Cruz de Lima, F., Selvero Pazinato, M., & Greff Passos, C. (2023). Formação docente inclusiva: análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/385

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3