Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

Relato de uma Sequência Didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos

Autores

  • Ana Caroline Lopes da Cruz UFRGS
  • Camila Greff Passos
  • Carla Sirtori

Palavras-chave:

Ensino de Química, Ciclo de Vida dos Materiais, Fotografia

Resumo

Um dos principais problemas enfrentados pela sociedade, é a geração de resíduos sólidos. Um problema mundial, agravado pela falta de conscientização ambiental e pelo crescente consumismo. Frente ao exposto, o presente trabalho visa apresentar e relatar uma Sequência Didática (SD) elaborada e desenvolvida em uma escola estadual, no município de São Leopoldo, RS, com o objetivo de favorecer a tomada de consciência dos estudantes acerca dos resíduos sólidos. Esta SD foi norteada pelos 3 Momentos Pedagógicos e implementada com turmas do 2º ano do ensino médio. Conforme os registros do Diário de Campo da professora-pesquisadora, através desta SD os estudantes aprenderam a diferença entre resíduos, rejeitos, pegada ecológica,demonstraram criticidade em relação aos hábitos de consumo e estudaram os impactos ambientais do descarte dos resíduos sólidos em diferentes ecossistemas. Assim, a urgente necessidade de mudanças individuais e coletivas para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado foi evidenciada aos estudantes.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Lopes da Cruz, A. C., Greff Passos, C., & Sirtori, C. (2024). Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Relato de uma Sequência Didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/535

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>