Educação Ambiental e Resíduos Sólidos
Relato de uma Sequência Didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos
Palavras-chave:
Ensino de Química, Ciclo de Vida dos Materiais, FotografiaResumo
Um dos principais problemas enfrentados pela sociedade, é a geração de resíduos sólidos. Um problema mundial, agravado pela falta de conscientização ambiental e pelo crescente consumismo. Frente ao exposto, o presente trabalho visa apresentar e relatar uma Sequência Didática (SD) elaborada e desenvolvida em uma escola estadual, no município de São Leopoldo, RS, com o objetivo de favorecer a tomada de consciência dos estudantes acerca dos resíduos sólidos. Esta SD foi norteada pelos 3 Momentos Pedagógicos e implementada com turmas do 2º ano do ensino médio. Conforme os registros do Diário de Campo da professora-pesquisadora, através desta SD os estudantes aprenderam a diferença entre resíduos, rejeitos, pegada ecológica,demonstraram criticidade em relação aos hábitos de consumo e estudaram os impactos ambientais do descarte dos resíduos sólidos em diferentes ecossistemas. Assim, a urgente necessidade de mudanças individuais e coletivas para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado foi evidenciada aos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.