Inclusão no Ensino de Química: um recurso didático inclusivo para o estudo de Ligações Químicas
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino de QuímicaResumo
O Ensino de Química desempenha um papel fundamental na formação cidadã, capacitando os alunos com conhecimentos e habilidades cruciais para compreender o mundo que os rodeia. Contudo, o estudo dessa ciência torna-se um desafio para alunos com deficiência visual, pois a maioria das metodologias utilizadas dependem da percepção visual. Desse modo, a falta de estímulos diversificados pode limitar a aprendizagem de alunos com deficiência. Reconhecendo a falta de acesso a recursos adequados, o processo de ensino e de aprendizagem pode resultar em uma aprendizagem puramente verbal, sendo essencial que os educadores desenvolvam abordagens inclusivas e, neste caso, se utilizem de materiais palpáveis. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi propor um recurso didático sobre Ligações Químicas, na perspectiva de Gilbert Lewis, inspirado numa didatização sobre o Modelo Atômico de Bohr, a fim de superar as barreiras que dificultam a inclusão de alunos com deficiência visual na escola comum.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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