Ficção científica na educação em Ciências: o que nos diz o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)?

Autores

  • Mirele Cruz Alves Universidade Federal do Cariri
  • Aliana Francisca da Silva
  • Joseane de Andrade Santana
  • Tatiana Santos Andrade
  • Alessandro Cury Soares

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ficção Científica, Revisão Bibliográfica.

Resumo

Nesse estudo, buscamos compreender as potencialidades ou não do uso de literaturas, mais especificamente da literatura de ficção científica para um Ensino de Ciências contextualizado e problematizador. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica nas edições de 2011 a 2019 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), o qual foi escolhido devido a sua importância e impacto no âmbito nacional (BRASIL) e internacional. Foram encontrados 16 trabalhos que discorrem sobre literatura e ficção científica (FC). Percebeu-se o quão escasso são as pesquisas sobre a temática sendo, portanto, necessário o desenvolvimento de trabalhos que abordem discussões sobre a FC com foco nas potencialidades do uso deste gênero para a construção de conhecimentos científicos contextualizados e problematizadores, podendo apresentar discussões em torno de questões sócio-históricas e culturais que cooperam para a renovação do Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Cruz Alves, M., Francisca da Silva, A., de Andrade Santana, J. ., Santos Andrade, T., & Cury Soares, A. . (2022). Ficção científica na educação em Ciências: o que nos diz o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)?. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/129

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)