Ficção científica na educação em Ciências: o que nos diz o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)?
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ficção Científica, Revisão Bibliográfica.Resumo
Nesse estudo, buscamos compreender as potencialidades ou não do uso de literaturas, mais especificamente da literatura de ficção científica para um Ensino de Ciências contextualizado e problematizador. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica nas edições de 2011 a 2019 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), o qual foi escolhido devido a sua importância e impacto no âmbito nacional (BRASIL) e internacional. Foram encontrados 16 trabalhos que discorrem sobre literatura e ficção científica (FC). Percebeu-se o quão escasso são as pesquisas sobre a temática sendo, portanto, necessário o desenvolvimento de trabalhos que abordem discussões sobre a FC com foco nas potencialidades do uso deste gênero para a construção de conhecimentos científicos contextualizados e problematizadores, podendo apresentar discussões em torno de questões sócio-históricas e culturais que cooperam para a renovação do Ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.