Temáticas científicas para ensinar Química através de escritas de memórias e/ou imaginários de professores/as de Química, por meio da Oficina Temática Scientia Opará.
Palavras-chave:
Rio São Francisco, Ensino de QuímicaResumo
O Rio São Francisco (RSF) e sua transposição representam um importante fator social para as comunidades que lhes margeiam. Deste modo, faz-se importante identificar conhecimentos que emergem desta relação, visando serem abordados em aulas de Química. Com isso, objetivamos conhecer os sentidos que professores/as de Química têm sobre o RSF e/ou a transposição, buscando relacioná-los a temáticas científicas e seus possíveis entrelaçamentos com saberes locais. Assim, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, composta por quatro escritas de memórias e/ou imaginários sobre o RSF e/ou a transposição, obtidas através da Oficina Temática Scientia Opará, realizada com professores/as da educação básica do Cariri Cearense e do estado de Sergipe. Para análise dos dados, utilizou-se dos pressupostos da Análise de Discurso de linha francesa. Obtendo sentidos relacionados ao convívio com o RSF na infância, as lendas, imaginários e a transposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.