Temáticas científicas para ensinar Química através de escritas de memórias e/ou imaginários de professores/as de Química, por meio da Oficina Temática Scientia Opará.

Autores

  • Aliana Francisca da Silva Universidade Federal do Cariri
  • Mirele Cruz Alves
  • Drª. Tatiana Santos Andrade Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Rio São Francisco, Ensino de Química

Resumo

O Rio São Francisco (RSF) e sua transposição representam um importante fator social para as comunidades que lhes margeiam. Deste modo, faz-se importante identificar conhecimentos que emergem desta relação, visando serem abordados em aulas de Química. Com isso, objetivamos conhecer os sentidos que professores/as de Química têm sobre o RSF e/ou a transposição, buscando relacioná-los a temáticas científicas e seus possíveis entrelaçamentos com saberes locais. Assim, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, composta por quatro escritas de memórias e/ou imaginários sobre o RSF e/ou a transposição, obtidas através da Oficina Temática Scientia Opará, realizada com professores/as da educação básica do Cariri Cearense e do estado de Sergipe. Para análise dos dados, utilizou-se dos pressupostos da Análise de Discurso de linha francesa. Obtendo sentidos relacionados ao convívio com o RSF na infância, as lendas, imaginários e a transposição.

Downloads

Publicado

04-10-2022

Como Citar

Francisca da Silva, A., Cruz Alves, M., & Santos Andrade, T. (2022). Temáticas científicas para ensinar Química através de escritas de memórias e/ou imaginários de professores/as de Química, por meio da Oficina Temática Scientia Opará. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/131

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)