!! MINICURSO REMOTO !! Semeando ConsCiência: Catalisando propostas de combate ao pensamento negacionista em aulas de Química
Palavras-chave:
NEGACIONISMO, Pensamento Negacionista, Alfabetização CientíficaResumo
O presente minicurso abordará os entraves existentes na Educação Básica frente ao movimento anticiência que tem ganhado força na sociedade e prejudica diretamente a formação crítica e reflexiva de indivíduos inseridos em processos de escolarização. O fortalecimento do obscurantismo científico faz com que as crenças sejam tomadas como verdades, fortalecendo as ideias falsas e tendenciosas que são publicizadas constantemente, sobretudo pelas mídias sociais. Partindo desses pressupostos e ancorados em um movimento de Alfabetização Científica (TEIXEIRA, 2013; DEMO; 2014), a proposta dessa formação é identificar as principais ideias negacionistas que permeiam os centros educativos e possíveis estratégias que possibilitem um diálogo efetivo com os estudantes, de modo que eles possam questionar com argumentos sólidos as informações que estão sendo difundidas na sociedade. Serão debatidas a importância da construção conceitual de forma efetiva que estimule a compreensão de um determinado conceito e o desenvolvimento de habilidades do pensar (GARCÍA-MILA; MARTÍNEZ, 1991) para que os estudantes fortaleçam sua capacidade argumentativa e problematize as situações-problema que emergem do cotidiano pautados em informações consistentes e coerentes. Por fim, a partir dos preceitos da Alfabetização Científica discutidos por Chassot (2003) e do Ensino de Ciências por Investigação (CARVALHO, 2018) serão debatidos com vistas ao desenvolvimento de propostas que valorizem uma articulação entre o conhecimento científico que se constrói nas escolas e o compromisso social, de modo que, as comunidades aprendentes possam, juntas, estabelecer vínculos profícuos entre o conceito e as habilidades do pensar na busca pela construção de argumentos que ajudem a desconstruir o pensamento negacionista que paira em uma sociedade que ainda se vale da ignorância ou da desinformação científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.