!! MINICURSO REMOTO !! Semeando ConsCiência: Catalisando propostas de combate ao pensamento negacionista em aulas de Química

Autores

Palavras-chave:

NEGACIONISMO, Pensamento Negacionista, Alfabetização Científica

Resumo

O presente minicurso abordará os entraves existentes na Educação Básica frente ao movimento anticiência que tem ganhado força na sociedade e prejudica diretamente a formação crítica e reflexiva de indivíduos inseridos em processos de escolarização. O fortalecimento do obscurantismo científico faz com que as crenças sejam tomadas como verdades, fortalecendo as ideias falsas e tendenciosas que são publicizadas constantemente, sobretudo pelas mídias sociais. Partindo desses pressupostos e ancorados em um movimento de Alfabetização Científica (TEIXEIRA, 2013; DEMO; 2014), a proposta dessa formação é identificar as principais ideias negacionistas que permeiam os centros educativos e possíveis estratégias que possibilitem um diálogo efetivo com os estudantes, de modo que eles possam questionar com argumentos sólidos as informações que estão sendo difundidas na sociedade. Serão debatidas a importância da construção conceitual de forma efetiva que estimule a compreensão de um determinado conceito e o desenvolvimento de habilidades do pensar (GARCÍA-MILA; MARTÍNEZ, 1991) para que os estudantes fortaleçam sua capacidade argumentativa e problematize as situações-problema que emergem do cotidiano pautados em informações consistentes e coerentes. Por fim, a partir dos preceitos da Alfabetização Científica discutidos por Chassot (2003) e do Ensino de Ciências por Investigação (CARVALHO, 2018) serão debatidos com vistas ao desenvolvimento de propostas que valorizem uma articulação entre o conhecimento científico que se constrói nas escolas e o compromisso social, de modo que, as comunidades aprendentes possam, juntas, estabelecer vínculos profícuos entre o conceito e as habilidades do pensar na busca pela construção de argumentos que ajudem a desconstruir o pensamento negacionista que paira em uma sociedade que ainda se vale da ignorância ou da desinformação científica.

Biografia do Autor

Aguinaldo Robinson de Souza, Unesp Bauru

Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1993) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego, UCSD (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.

Andreia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais. Pesquisadora da área de Ciências da Natureza da Fundação CAEd/UFJF (Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Realiza pesquisas na área de Educação em Química com os seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Interdisciplinaridade, Metodologias e recursos diferenciados, Educação Ambiental, Currículo e Avaliação.

Downloads

Publicado

01-09-2022

Como Citar

dos Santos, M. J., de Souza, A. R., & Afonso, A. F. (2022). !! MINICURSO REMOTO !! Semeando ConsCiência: Catalisando propostas de combate ao pensamento negacionista em aulas de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/111

Edição

Seção

Mini-Cursos