APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO QUÍMICA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DO IFSULDEMINAS

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Científico-Tecnológica, Educação Química, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho discorre sobre as práticas de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) desenvolvidas com os licenciandos(as) em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Após ouvir narrativas dos estudantes e uma demanda por temas atuais, avaliou-se a necessidade de incluir uma disciplina eletiva que abordasse os preceitos da ACT na formação destes profissionais com vistas à uma maior articulação com diversas questões que emergem da sociedade e que estão intrinsecamente relacionadas com a Ciência e tecnologia (C&T). Desse modo, elaborou-se uma disciplina eletiva que debatesse os preceitos da ACT perpassando por diferentes referências na área, de modo a estimular os futuros pedagogos a compreenderem a importância do desenvolvimento da ACT desde a Educação Infantil e favorecer uma leitura crítica de mundo a partir da percepção e vivência de diferentes fenômenos que emergem da realidade dos diferentes indivíduos, ainda na formação inicial. Partindo dessas premissas, o trabalho destaca as interlocuções entre a disciplina eletiva abarcando a ACT e a Educação Química como possibilidade de valorização de uma formação docente que compreenda as abordagens transdisciplinares e contextualizadas do conhecimento que é ensinado desde os anos iniciais da Educação Básica.

Downloads

Publicado

20-09-2022

Como Citar

dos Santos, M. J., Martins, S. P. M., Lúcio Mendes, M. A., & Andrade Vaz de Mello, R. M. (2022). APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO QUÍMICA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DO IFSULDEMINAS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/133

Edição

Seção

Resumos