APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO QUÍMICA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) DO IFSULDEMINAS
Palavras-chave:
Alfabetização Científico-Tecnológica, Educação Química, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho discorre sobre as práticas de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) desenvolvidas com os licenciandos(as) em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Após ouvir narrativas dos estudantes e uma demanda por temas atuais, avaliou-se a necessidade de incluir uma disciplina eletiva que abordasse os preceitos da ACT na formação destes profissionais com vistas à uma maior articulação com diversas questões que emergem da sociedade e que estão intrinsecamente relacionadas com a Ciência e tecnologia (C&T). Desse modo, elaborou-se uma disciplina eletiva que debatesse os preceitos da ACT perpassando por diferentes referências na área, de modo a estimular os futuros pedagogos a compreenderem a importância do desenvolvimento da ACT desde a Educação Infantil e favorecer uma leitura crítica de mundo a partir da percepção e vivência de diferentes fenômenos que emergem da realidade dos diferentes indivíduos, ainda na formação inicial. Partindo dessas premissas, o trabalho destaca as interlocuções entre a disciplina eletiva abarcando a ACT e a Educação Química como possibilidade de valorização de uma formação docente que compreenda as abordagens transdisciplinares e contextualizadas do conhecimento que é ensinado desde os anos iniciais da Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.