Diálogos sobre o Negacionismo Científico em aulas de Química na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Negacionismo Científico, Alfabetização Científica, Formação Humana

Resumo

O presente trabalho discorre sobre uma prática experimental desenvolvida por bolsistas de PIBIC-Jr, em uma escola pública estadual periférica da cidade de Belo Horizonte (MG). O projeto é financiado pelo Instituto Sua Ciência (ISC) e conta com três bolsistas da referida escola que executam um projeto envolvendo casos de ensino investigativos abordando as Fake News nas aulas de Química. A proposta executada discorre sobre uma das atividades desenvolvidas em formato de oficina que discutiu uma Fake News envolvendo o conceito químico de pH disseminada amplamente por mídias sociais. Por meio de uma abordagem qualitativa e experimental, analisou-se os impactos da referida atividade e as possíveis implicações dos diálogos desenvolvidos pela oficina na formação dos estudantes. Por fim, reitera-se que a referida ação é uma das etapas do projeto que continuará propondo situações de aprendizagem que valorizem uma formação cidadã crítica e que auxilie na minimização de ideias negacionistas na escola.

Biografia do Autor

Kamylla Souza Reis Prata, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com foco principal em educação química, Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a docência (Pibid) no período de 2017, participou do Treinamento Profissional da Coordenação de Química Diurno da Universidade Federal de Juiz de fora no período de 2017 à 2022. Atualmente participa de projeto de extensão em educação Química em escola pública com tema " Desmistificando fake news na prática".

Andreia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Licenciatura em Química pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química, do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais. Pesquisadora da área de Ciências da Natureza da Fundação CAEd/UFJF (Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Realiza pesquisas na área de Educação em Química com os seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Interdisciplinaridade, Metodologias e recursos diferenciados, Educação Ambiental, Currículo e Avaliação.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

dos Santos, M. J., Souza Reis Prata, K., & Francisco Afonso, A. (2022). Diálogos sobre o Negacionismo Científico em aulas de Química na Educação Básica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/112

Edição

Seção

Trabalhos Completos