Diálogos sobre o Negacionismo Científico em aulas de Química na Educação Básica
Palavras-chave:
Negacionismo Científico, Alfabetização Científica, Formação HumanaResumo
O presente trabalho discorre sobre uma prática experimental desenvolvida por bolsistas de PIBIC-Jr, em uma escola pública estadual periférica da cidade de Belo Horizonte (MG). O projeto é financiado pelo Instituto Sua Ciência (ISC) e conta com três bolsistas da referida escola que executam um projeto envolvendo casos de ensino investigativos abordando as Fake News nas aulas de Química. A proposta executada discorre sobre uma das atividades desenvolvidas em formato de oficina que discutiu uma Fake News envolvendo o conceito químico de pH disseminada amplamente por mídias sociais. Por meio de uma abordagem qualitativa e experimental, analisou-se os impactos da referida atividade e as possíveis implicações dos diálogos desenvolvidos pela oficina na formação dos estudantes. Por fim, reitera-se que a referida ação é uma das etapas do projeto que continuará propondo situações de aprendizagem que valorizem uma formação cidadã crítica e que auxilie na minimização de ideias negacionistas na escola.
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