Identificação de Competências e habilidades das Ciências da Natureza e suas tecnologias para ensinar Química em Literaturas sobre o Rio São Francisco
Palavras-chave:
BNCC, literatura, Ensino de QuímicaResumo
Este trabalho investiga literaturas populares, elaboradas com referência ao rio São Francisco, buscando identificar conceitos científicos, bem como competências e habilidades da BNCC que possam ser desenvolvidas em aulas de ciências da natureza - particularmente de química a partir da mediação problematizada das obras. Indica-se, para além da questão normativa, que o uso de situações-problema envolvendo este rio, apresentadas nas literaturas, podem ser ferramentas potencializadoras de um aprendizado contextual e significante, principalmente nas muitas comunidades banhadas por suas águas - diretamente ou através da obra da transposição do rio São Francisco. Finalmente, o uso das literaturas é apontado como potencialmente transversal, perpassando tanto componentes curriculares e anos escolares, quanto a realidade social dos estudantes às margens do rio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.