Identificação de Competências e habilidades das Ciências da Natureza e suas tecnologias para ensinar Química em Literaturas sobre o Rio São Francisco

Autores

  • Tatiana Santos Andrade Universidade Federal do Cariri
  • Joseane de Andrade Santana Secretaria de Educação do Estado de Sergipe
  • Aliana Francisca da Silva Universidade Federal do Cariri
  • Saulo Quintana Gomes Universidade Federal do Cariri
  • Mirele Cruz Alves Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

BNCC, literatura, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho investiga literaturas populares, elaboradas com referência ao rio São Francisco, buscando identificar conceitos científicos, bem como competências e habilidades da BNCC que possam ser desenvolvidas em aulas de ciências da natureza - particularmente de química a partir da mediação problematizada das obras. Indica-se, para além da questão normativa, que o uso de situações-problema envolvendo este rio, apresentadas nas literaturas, podem ser ferramentas potencializadoras de um aprendizado contextual e significante, principalmente nas muitas comunidades banhadas por suas águas - diretamente ou através da obra da transposição do rio São Francisco. Finalmente, o uso das literaturas é apontado como potencialmente transversal, perpassando tanto componentes curriculares e anos escolares, quanto a realidade social dos estudantes às margens do rio.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Andrade, T. S. A., Santana, J. de A., Silva, A. F. da ., Gomes, S. Q. ., & Alves, M. C. (2022). Identificação de Competências e habilidades das Ciências da Natureza e suas tecnologias para ensinar Química em Literaturas sobre o Rio São Francisco. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/136

Edição

Seção

Trabalhos Completos