Inclusão no Ensino de Química: um recurso didático inclusivo para o estudo de Ligações Químicas

Autores

  • Fernanda Jardim Dias da Piedade Universidade Federal de Pelotas
  • Eduarda Vieira de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Santos Pastoriza
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Química

Resumo

O Ensino de Química desempenha um papel fundamental na formação cidadã, capacitando os alunos com conhecimentos e habilidades cruciais para compreender o mundo que os rodeia. Contudo, o estudo dessa ciência torna-se um desafio para alunos com deficiência visual, pois a maioria das metodologias utilizadas dependem da percepção visual. Desse modo, a falta de estímulos diversificados pode limitar a aprendizagem de alunos com deficiência. Reconhecendo a falta de acesso a recursos adequados, o processo de ensino e de aprendizagem pode resultar em uma aprendizagem puramente verbal, sendo essencial que os educadores desenvolvam abordagens inclusivas e, neste caso, se utilizem de materiais palpáveis. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi propor um recurso didático sobre Ligações Químicas, na perspectiva de Gilbert Lewis, inspirado numa didatização sobre o Modelo Atômico de Bohr, a fim de superar as barreiras que dificultam a inclusão de alunos com deficiência visual na escola comum.

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Publicado

06-10-2023

Como Citar

Jardim Dias da Piedade, F., Vieira de Souza, E., dos Santos Pastoriza, B., & Cury Soares, A. (2023). Inclusão no Ensino de Química: um recurso didático inclusivo para o estudo de Ligações Químicas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/304

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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