Novas demandas curriculares para o ensino de Ciências e o contexto atual da formação de professores no Brasil

Autores

  • Fabiane de Andrade Leite
  • Ademar Antonio Lauxen Universidade de Passo Fundo
  • Marilse Ribeiro Neves

Palavras-chave:

Currículo, ensino de ciências, formação de professores

Resumo

O currículo da Educação Básica (EB) brasileira tem sido foco de estudos há mais de vinte anos e, na última década esse processo têm se intensificado, tendo em vista o aumento no número de reformas curriculares propostas. Entre as reformas destacamos a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em versão final para o ensino fundamental e médio em 2018. Destacamos que a proposição de um novo currículo para a Educação Básica fez com que as políticas educacionais se readequassem, entre as quais destacamos a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). A partir da aprovação da BNCC novos livros didáticos foram sendo propostos com foco em atender as demandas apresentadas. Assim, o presente tema em debate objetiva discutir compreensões acerca da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) nos livros didáticos indicados no PNLD pós-BNCC, e, ainda, busca contemplar o contexto atual de formação de professores no Brasil. O objeto de discussão do tema em debate é o contexto atual da Educação Básica, com as demandas de professores da área e os novos materiais; e como esse processo impacta na formação nos cursos de licenciatura e na atuação desse profissional na escola. A discussão é relevante, tendo em vista tratar de uma proposta de alteração do currículo no ensino de Ciências. No processo serão discutidas perspectivas a partir da análise de livros didáticos indicados e disponíveis para serem utilizados nas escolas e as compreensões de professores quanto ao uso do material. Ainda, na outra parte teremos a apresentação de dados do censo escolar que mostra o número de professores atuando e a pouca renovação do quadro. Os diálogos buscarão contemplar a histórica necessidade de adequar as políticas educacionais as novas diretrizes curriculares. Assim, o tema em debate propõe trazer elementos para uma reflexão dos caminhos que estão sendo trilhados pela educação brasileira, muito especialmente quanto as políticas públicas que envolvem a formação de professores e os reflexos desse processo no contexto da escola de educação básica.

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Publicado

16-09-2022

Como Citar

de Andrade Leite, F., Antonio Lauxen, A., & Ribeiro Neves , M. (2022). Novas demandas curriculares para o ensino de Ciências e o contexto atual da formação de professores no Brasil. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/196

Edição

Seção

Temas em Debate

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