Produções acadêmicas acerca de proposições para o Ensino Médio - Ciências/Química – por parcerias público-privadas

Autores

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Reforma do Ensino Médio, Fundação Lemann

Resumo

As reformas curriculares na Educação Básica têm sido impulsionadas pelas parcerias público – privadas ao tentar mostrar essa nova forma de gerenciamento da educação pública. Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de uma produção acadêmica com relação às ações de instituições privadas voltadas para o Ensino Médio, com efeitos para a área de Ciências da Natureza. Para tal, realizamos uma investigação no Catálogo de Tese e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, sobre o tema, dos anos de 2010 a 2020. A Abordagem do Ciclo de Políticas foi o eixo teórico e analítico para realizar a investigação. Os resultados apontam que, embora as pesquisas indiquem ações para a Educação Básica/Ensino Médio, no que diz respeito as Ciências da Natureza, apenas o Instituto Unibanco direcionou proposições mais diretas através do projeto Jovem Cientista propondo formação docente/discente e gestão através de artefatos educacionais da própria agência.

Biografia do Autor

Maira Ferreira, UFPel

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Especialista em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Especialista em Química pela Universidade do Vale dos Sinos (1984), Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Graduada em Química Tecnológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Lider do grupo de pesquisa Cnpq Estudos e Pesquisas em educação em Ciências e Química - GEPECIQ/UFPel e integrante dos Grupos de pesquisa CNPq: NECS/UFRGS e Núcleo de Estudos em Educação em Ciências-NEEC/UFPEL. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, currículo, formação inicial e continuada de professores, análise e produção de materiais didático

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Publicado

19-09-2022

Como Citar

Alves Martins, E., & Ferreira, M. (2022). Produções acadêmicas acerca de proposições para o Ensino Médio - Ciências/Química – por parcerias público-privadas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/87

Edição

Seção

Trabalhos Completos