PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS? REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Autores

  • Jéssica Hensing Nilles Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiane de Andrade Leite

Palavras-chave:

Relato de experiência, Currículo, Formação inicial

Resumo

O relato apresentado tem como objetivo refletir acerca da experiência vivenciada na realização do estágio de docência desenvolvido no curso de Química licenciatura, no componente curricular de Práticas de ensino: currículo e ensino de Ciências, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As reflexões têm como objetivo compartilhar entendimentos construídos acerca do currículo no ensino de ciências por futuros professores a partir do texto “Para que servem as escolas?” de Michael Young. No processo de intervenção realizada utilizamos vídeos, elaboração de história em quadrinhos e uma escrita reflexiva no diário de bordo por meio da elaboração de uma carta destinada ao personagem do vídeo apresentado. A participação dos futuros professores na realização das atividades demonstra a compreensão desenvolvida acerca da relação currículo e conhecimento. Nas escritas observamos a construção de críticas aos currículos vivenciados na Educação Básica e certa atenção a abordagem dos diferentes tipos de conhecimentos.

Downloads

Publicado

26-09-2022

Como Citar

Hensing Nilles, J., & de Andrade Leite, F. (2022). PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS? REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/72

Edição

Seção

Trabalhos Completos