ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS POR FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Naiára Berwaldt Wust Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiane

Palavras-chave:

Ensino de Química, Epistemologia, Formação Inicial.

Resumo

O presente relato de experiência foi realizado no componente curricular Prática de Ensino: Epistemologia e o Ensino de Ciências do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, no primeiro semestre de 2022. Solicitamos aos alunos, que escolhessem um Livro Didático (LD) e buscassem identificar os obstáculos epistemológicos e refletissem sobre eles. Nosso objetivo é analisar os dados e reflexões realizados pelos futuros professores. A pesquisa é qualitativa do tipo documental, ocorrendo em três etapas: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados com a interpretação dos mesmos. Os licenciandos encontraram quatro exemplos de obstáculos sendo eles: Obstáculo Realista (15:33), Obstáculo Verbal (11:33), Obstáculo Animista (06:33) e Obstáculo Substancialista (01:33). Enfatizamos que os professores precisam buscar saber mais e trazer para a sala de aula recursos e estratégias de ensino, buscando a interação dos alunos, na tentativa de romper com os obstáculos epistemológicos.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Berwaldt Wust, N., & de Andrade Leite, F. . (2022). ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS POR FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/82

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.