ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS POR FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Epistemologia, Formação Inicial.Resumo
O presente relato de experiência foi realizado no componente curricular Prática de Ensino: Epistemologia e o Ensino de Ciências do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, no primeiro semestre de 2022. Solicitamos aos alunos, que escolhessem um Livro Didático (LD) e buscassem identificar os obstáculos epistemológicos e refletissem sobre eles. Nosso objetivo é analisar os dados e reflexões realizados pelos futuros professores. A pesquisa é qualitativa do tipo documental, ocorrendo em três etapas: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados com a interpretação dos mesmos. Os licenciandos encontraram quatro exemplos de obstáculos sendo eles: Obstáculo Realista (15:33), Obstáculo Verbal (11:33), Obstáculo Animista (06:33) e Obstáculo Substancialista (01:33). Enfatizamos que os professores precisam buscar saber mais e trazer para a sala de aula recursos e estratégias de ensino, buscando a interação dos alunos, na tentativa de romper com os obstáculos epistemológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.